Desde os primórdios, a espécie humana vem desenvolvendo tecnologias para facilitar a vida em sociedade. E a transformação digital nas empresas é um desdobramento disso.
Mas essa transformação não se restringe ao desenvolvimento de novos dispositivos ou serviços.
Ou seja, implementar a transformação digital nas empresas não significa apenas instruir a equipe sobre como utilizar uma funcionalidade nova, por exemplo. Trata-se de uma mudança de cultura, que envolve não só novas tecnologias, mas principalmente os recursos humanos e suas tantas particularidades.
Empreendimentos que são nativos digitais vêm trazendo inovações não só por meio de novas tecnologias, mas por darem preferência a modelos de negócio escaláveis e terem o cliente como protagonista da cultura organizacional.
Bom, para as informações sobre transformação digital não ficarem muito soltas, vamos ao conceito desse processo?
Transformação digital nas empresas: o que é?
A transformação digital nas empresas é o processo por meio do qual uma organização adota um mindset digital em todas as suas áreas.
Essa transformação contempla, obviamente, a implantação de tecnologias digitais, a reestruturação de processos e a mudança de cultura organizacional.
Detalhe: essas ações devem ser contínuas e pensadas tanto para o público interno da empresa quanto para o externo.
Como dissemos na introdução deste guia, a transformação digital não é sobre tecnologias apenas.
Isso porque ela altera o modus operandi das organizações, o que impacta o staff, de forma a deixá-lo muitas vezes incomodado diante dos desafios iminentes impostos pela disrupção dos processos.
Não importa o quão “artesanal” ou analógico seja o produto ou serviço que sua marca oferece. Fato é que o operacional por trás deles deve seguir a lógica do universo digital.
Esse universo é regido por questões, como:
- Agilidade;
- Flexibilidade;
- Mudanças rápidas;
- Respostas automáticas.
Como o 5G vai impactar a transformação digital?
O grande diferencial da tecnologia 5G refere-se ao ganho em velocidade de internet móvel, o que otimiza o processamento de dados, a troca de informações e a transferência de arquivos.
Além disso, o 5G melhora a conexão entre dispositivos, de forma que máquinas e objetos consigam se comunicar com mais agilidade, evitando falhas humanas.
No ambiente corporativo, essa tecnologia vem para somar, na medida em que proporciona uma economia de bateria dos dispositivos, contribuindo para que a empresa exerça sua responsabilidade social.
Com relação aos processos operacionais, eles têm um ganho, porque o 5G traz mais estabilidade de Internet e maior capacidade de conexão.
Dessa forma, vários aparelhos podem estar conectados, sem comprometer a velocidade e a qualidade da conexão.
E a troca de dados otimizada entre equipamentos representa, por si só, um enorme ganho para empresas que dependem das tecnologias para garantir suas operações e entregas.
Outro benefício trazido pelo 5G às empresas é o seguinte: com apenas um sistema físico, é possível criar diversas redes virtuais.
Isso permite aos usuários uma experiência mais perfeita de computação e armazenamento de dados.
Qual é o papel da automação na transformação digital?
O principal efeito da automação de processos em uma empresa diz respeito à eliminação de muitas tarefas manuais. Com isso, a equipe pode se concentrar em atividades que têm impacto de alto valor na empresa.
Além disso, com o melhor aproveitamento do tempo, o time passa a oferecer um tratamento mais humanizado aos clientes durante interações mais profundas com eles.
Dessa maneira, os propósitos da transformação digital nas empresas se cumpre.
Afinal, a tendência é que organizações, governos e sociedade deixem as questões relacionadas ao negócio por conta das automações, enquanto se dedicam ao relacionamento com as pessoas e a comunidade.
Isso é muito válido para o contexto corporativo, no qual a automação vem para otimizar o fluxo de trabalho, possibilitando entregas cada vez melhores aos clientes.
Confira, abaixo, as principais vantagens trazidas pela automação para a transformação digital nas empresas:
- Agilidade das atividades operacionais com a redução das atividades manuais;
- Identificação de gaps e resolução de problemas de forma automática;
- Abastecimento de servidores;
- Garantia de maior segurança do ambiente, já que as tarefas manuais são diminuídas;
- Diminuição de falhas humanas e redução de tempo de resposta em caso de incidentes;
- Aplicações automáticas de correções de segurança;
- Gestão de dados da empresa em conformidade com a LGPD.
A tecnologia RPA (Robotic Process Automation) também tem contribuído para implementar a transformação digital nas empresas.
Essa solução automatiza tarefas repetitivas por meio da integração entre robôs e softwares, abrangendo diversos processos do negócio.
As áreas mais beneficiadas pelo RPA são: recursos humanos, tecnologia, logística e setor financeiro.
Automatizando esses setores, a empresa ganha em produtividade e, consequentemente, lucratividade.
Em poucas semanas, os resultados da automação de processos começam a aparecer, o que permite à equipe se dedicar a demandas mais complexas da empresa.
Para finalizar este guia, mostraremos outras maneiras de a automação ajudar efetivamente a implantar a transformação digital na sua empresa. Continue por aqui!
Contas a pagar e receber
Todas as ações financeiras da empresa requerem acompanhamento detalhado de documento, registro de dados, gestão de relacionamento com fornecedor etc.
A boa notícia é que tecnologias automatizadas conseguem reduzir a quantidade de processos do setor financeiro.
Maior interação entre times de diferentes setores
Com fluxos de trabalho automatizados, há uma tendência a haver uma melhor comunicação e cooperação entre as equipes.
Gestão estratégica mais eficiente
Com a automação de processos, a empresa consegue obter dados antes difíceis de serem rastreados.
Essas informações apontam quais processos estão dando certo e quais precisam passar por melhorias na empresa, ajudando na sua gestão.
Melhor experiência do cliente
A automação torna os processos da empresa mais ágeis e personalizados, o que agrada o consumidor moderno, sempre ávido por tratamentos individualizados.
Se fôssemos listar todos os benefícios da automação de processos para a transformação digital, ficaria difícil finalizar este guia.
Antes de nos despedirmos, porém, é importante lembrar que a transformação digital corresponde a um processo contínuo e de longo prazo.
Só assim, ela será capaz de otimizar os processos da empresa conforme as reais necessidades de mudança do negócio e do mercado.
Quando o assunto é transformação digital nas empresas, o ideal é contar com o suporte de quem entende do assunto. Por isso, convidamos você, leitor, a conhecer a Roboo e as nossas soluções.
Comentários