A automação na medicina é um dos principais recursos cujas vantagens ficaram evidentes após a pandemia da Covid-19. 

A emergência mundial na área da saúde levou à aceleração do processo de transformação digital em organizações de diversos setores, com destaque, é claro, para a área médica. 

Assim, houve um amadurecimento evidente em processos que antes não estavam no centro das atenções. 

Um bom exemplo é a prática da telemedicina que, a partir de 2020, pôde ser realizada de maneira mais ampla, por conta do grande potencial de disseminação do novo coronavírus. 

Antes, ela só era admitida em situações emergenciais e muito específicas, ainda que houvesse divergências quanto a essas regras, ou seja, a medicina tornou-se um serviço que pode ser prestado à distância, a partir da utilização da internet, como já vinha ocorrendo com tantos outros serviços, mesmo antes da pandemia. 

Essa mudança trouxe consigo outras oportunidades de inovações, sobretudo quando se pensa na otimização das rotinas dos profissionais da área médica.  

É nesse ponto que a automação na medicina passa a exercer uma importante função: a de otimizar essa prestação de serviços, tornando automáticas todas as tarefas escaláveis e repetitivas

A automação de processos robóticos ou RPA (robotic process automation) tem sido uma tendência forte nos mais diversos setores organizacionais e não há motivos para a saúde ser uma exceção, já que conta com diversos processos que podem ser beneficiados com o uso dessa tecnologia. 

Um levantamento feito pela Deloitte demonstrou que, no ano de 2020, 73% das empresas estavam em busca da automação em escala, enquanto em 2019 o resultado foi de 58%. 

Percebemos um evidente aumento do interesse pela automação em virtude das consequências da pandemia. 

Mas também é visível que, em 2019, a automação já era uma tendência, com uma quantidade expressiva de instituições buscando utilizá-la. 

A explicação está nos benefícios que o RPA pode trazer para as empresas, já que todas elas possuem processos e atividades passíveis de otimização a partir da aplicação da tecnologia. 

Nesse contexto, a automação na medicina também tornou-se uma tendência por oferecer diversas vantagens, que começam pela maior eficiência operacional. 

Assim, é inegável que a automação é muito vantajosa para clínicas, hospitais e outras organizações que lidam direta ou indiretamente com a saúde. 

Ao ler os próximos tópicos, você vai conhecer os principais benefícios da automação na medicina e como ela deve ser implementada. 

4 vantagens da automação na medicina 

Veja a seguir os principais benefícios que a área da saúde pode conquistar a partir da implementação da automação de processos. 

1. Maior confiabilidade no exercício da telemedicina 

Mesmo que a telemedicina seja uma solução que oferece economia de tempo e maior segurança em casos como o da pandemia, é claro que existe um processo de adaptação a esta nova possibilidade. 

O atendimento médico remoto não consiste no simples encontro do paciente com o profissional de saúde em uma sala de webconferência. 

O médico precisa ter acesso rápido e facilitado a todo o histórico do paciente, como laudos emitidos anteriormente, exames realizados e medicamentos que ele já utilizou. 

A automação na medicina possibilita a integração e cruzamento de todas essas informações. 

Além disso, ela também está associada à estabilidade do ambiente e pode ser integrada a plataformas em nuvem para que o atendimento seja dinamizado. 

O RPA pode extrair e levar dados de um sistema até o outro, além de conferir informações em cada um deles para detectar possíveis divergências ou problemas, o que nos leva ao próximo benefício. 

2. Maior segurança ao manipular dados 

A automação na medicina reduz drasticamente as chances de manipulação errônea dos dados dos pacientes. 

Isso acontece porque as principais falhas estão ligadas aos erros humanos, o que não ocorre em processos automatizados. 

O RPA torna automático o preenchimento de formulários e requisições, o que facilita os pagamentos pelos procedimentos realizados e reduz as recusas das operadoras. 

Essa segurança favorece o cumprimento dos requisitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), protegendo a empresa das punições devido ao descumprimento das normas vigentes. 

3. Redução da burocracia 

Muitos dos problemas que deixam pacientes insatisfeitos com os serviços de saúde estão mais relacionados à parte administrativa do que à clínica. 

Um exemplo é a burocracia para obter a autorização de exames e procedimentos. Muitas vezes esses processos são demorados e causam grande frustração. 

A automação na medicina pode acabar com esse problema, deixando a cargo dos robôs de RPA as avaliações repetitivas dos formulários de solicitação, que anteriormente eram feitas por colaboradores humanos. 

Isso torna as decisões mais consistentes, diminui os erros e, principalmente, reduz significativamente o tempo necessário para a liberação da demanda

Este é um enorme avanço para os pacientes que estão numa situação de fragilidade emocional por conta de problemas de saúde. 

Já para os profissionais da saúde, é estabelecida uma melhor organização dos diagnósticos e a adoção de soluções mais ágeis no tratamento do paciente. 

4. Abertura à inovação 

A automação na medicina pode desbravar os caminhos para a adoção de outras inovações, já que a sua equipe deixará de desempenhar os processos repetitivos. 

Ou seja, enquanto os robôs exercem tarefas repetitivas, a equipe humana passa a dispor de mais tempo para ações mais criativas e inovadoras que vão melhorar a experiência do paciente. 

Quando as vantagens da automação começam a se tornar visíveis, há um fortalecimento da cultura digital na empresa, o que torna a busca pela inovação um processo mais natural. 

Como a automação na medicina deve ser implementada? 

Pelo apego aos atendimentos presenciais e processos manuais, pode-se dizer que a área da saúde passou a desfrutar dos benefícios da transformação digital de forma um pouco tardia. 

Por isso, a cultura digital e a inovação citadas no tópico anterior ainda estão em processo de fortalecimento nesse segmento de negócios. 

Sendo assim, o primeiro passo para implementar a automação na medicina é focar nos benefícios desse processo e na comparação com outros setores que já avançaram de maneira mais veloz na utilização do RPA. 

Ainda que cada área tenha suas especificidades, muitos processos administrativos são semelhantes, e ver na prática as vantagens da automação pode ser um fator essencial de fortalecimento da cultura digital. 

Um segundo passo importante é o levantamento de todas as tarefas e processos repetitivos e escaláveis da instituição, considerando todas as suas especificidades. 

Esse detalhamento vai permitir a customização das ferramentas de RPA a partir de um bom planejamento, que vai agilizar a obtenção de bons resultados. 

Outro aspecto importante é a consideração da cibersegurança durante a implementação da automação na medicina, principalmente porque os crimes digitais nunca foram tão numerosos. 

Por fim, é claro que é preciso escolher a plataforma ideal, que ofereça exatamente o que a organização necessita em termos de automação na medicina.  

Nessa missão, a Roboo será seu grande parceiro. Nossa plataforma tem como lema automatizar para humanizar

O RPA da Roboo cuida de todas as tarefas lentas, repetitivas, maçantes e passíveis de erros, promovendo muito mais eficiência operacional. Isso melhora o bem-estar das equipes, que tornam-se mais motivadas e voltadas para a inovação. 

Para conhecer melhor a Roboo e verificar como ela pode ser a solução perfeita para a automação na medicina, aesse nosso site. Até o próximo artigo!