A gestão fiscal e tributária do seu negócio tem se tornado uma missão cada vez mais complexa e penosa? É hora de considerar a adoção de uma solução tecnológica para fugir dos erros e do risco de descumprimento das obrigações junto ao fisco.   

A dificuldade nesse gerenciamento não está restrita a empresas de médio e grande porte. Até mesmo os pequenos empreendimentos podem contar com uma gestão fiscal e tributária confusa. 

E mesmo que você ainda consiga fazer essa gestão de forma primorosa, não há nada mais natural que recorrer à tecnologia para otimizar o seu tempo

Com uma solução de RPA (Robotic Process Automation) projetada para atender às especificidades da sua empresa, diversas tarefas passam a ser desempenhadas de forma automática. 

É claro que também existem disponíveis no mercado softwares prontos para serem utilizados na área fiscal, mas eles não são a melhor opção. 

Isso porque os aplicativos adquiridos com funcionalidades fechadas dificilmente vão atender a todas as possibilidades de automatização da empresa. 

Seu negócio é único e pode contar com diversas tarefas escaláveis e repetitivas que outras empresas não contam. Por isso ele precisa de uma solução personalizável. 

Além disso, ao contratar um software fechado, você pode estar pagando por funcionalidades das quais a sua gestão fiscal e tributária não necessita, ou seja, vão faltar determinadas possibilidades de automação e sobrarão outras que o aplicativo possui mas a empresa não necessita. 

Já com uma solução RPA, você automatiza diversos processos utilizando robôs, ou seja, softwares inteligentes que são programados de acordo com as necessidades específicas de automatização da sua empresa. 

Chamamos de RPA fiscal a solução que é pensada para otimizar a gestão fiscal e tributária de um empreendimento.  

Dependendo do seu segmento de negócios, é muito provável que suas obrigações fiscais sejam extremamente complexas e numerosas. 

Imagine, por exemplo, emitir e consultar notas fiscais, calcular tributos, fazer conciliação bancária e promover o controle de compras e vendas, tudo de forma automática. 

A robotização dessas áreas é uma excelente escolha para a sua empresa e essa mudança de perspectiva não precisa ser complicada. 

Nesse sentido, a resposta mais simples e direta para a pergunta que dá título a este artigo é: a melhor forma de otimizar a gestão fiscal e tributária da sua empresa é utilizando RPA

Nos próximos tópicos, você vai saber como dar início a esta otimização e quais são os principais benefícios do RPA para esta área do seu negócio. 

Principais benefícios do RPA para a sua gestão fiscal e tributária 

Podemos citar como benefício mais evidente do RPA para a área fiscal de uma empresa a otimização dos processos recorrentes

O sistema automatizado melhora a confiabilidade dos processos a partir de uma programação precisa e sem a necessidade de supervisão constante.  

Os processos tornam-se mais eficientes e rápidos quando a organização manual de documentos deixa de ser necessária. 

Isso nos leva a um segundo benefício: a melhoria da produtividade, já que a equipe não perde mais tempo com tarefas repetitivas e operacionais.   

Com isso, sua equipe ganha tempo para focar em atividades mais estratégicas, que podem melhorar os processos do negócio e promover inovações. 

Essa melhoria vai ocorrer sem que você precise contratar mais colaboradores, o que pode representar também uma redução de custos para a empresa

Outra vantagem é a eliminação completa dos erros inevitáveis quando os processos permanecem manuais.  

Quando se trata da gestão fiscal e tributária, os erros podem culminar em multas, juros e diversos outros prejuízos financeiros para a empresa. 

Com o RPA fiscal, você evita a ocorrência, por exemplo, de erros no preenchimento de dados e no cálculo de tributos. Assim, o registo seguro dos dados também pode ser considerado um benefício importante da automação robótica na área fiscal. 

O controle fiscal com RPA pode ser realizado em tempo real e com o armazenamento completo e detalhado das informações, ou seja, sua base de dados torna-se mais sólida, facilitando não apenas o acesso aos dados, como também as análises que se fizerem necessárias. 

Por fim, cabe citar ainda um último benefício: a compliance fiscal, ou seja, o cumprimento de todas as regras e obrigações fiscais da sua empresa. 

Isso vai acontecer porque, com o RPA, você tem a garantia de que os dados fiscais e tributários estão corretos e de que os prazos estão sendo cumpridos. 

No próximo tópico, vamos falar sobre os primeiros passos a serem dados na otimização da sua gestão fiscal e tributária.  

Como automatizar a sua gestão fiscal e tributária com RPA? 

A principal função do RPA é o aumento da produtividade sobretudo em funções como a gestão fiscal e tributária, que contam com atividades mais operacionais. 

Assim, o processo de implementação da RPA acontece por intermédio de um sistema que desempenha as atividades imitando a atuação humana

Esse sistema, ou robô de RPA, conclui as demandas instantânea e repetidamente, evitando os erros e otimizando o tempo da sua equipe. 

Após a devida implementação, os processos podem ser repetidos com alta velocidade e sem necessidade de supervisão. 

Considerando o grande volume de informações a serem processadas na gestão fiscal e tributária, é possível compreender o que essa automatização personalizada representa. 

Você pode preencher automaticamente formulários fiscais, gerar relatórios de ERP, incluir dados em uma planilha ou extrair dados dela, pagar guias de recolhimento de impostos, entre diversas outras possibilidades. 

Para que a contratação da solução RPA ocorra de maneira totalmente adequada à realidade do seu negócio, o primeiro passo é listar e explorar todas as possibilidades de automação dentro da sua gestão fiscal e tributária. 

Portanto, você precisa mapear todos os seus processos e rotinas para saber quais deles são passíveis de automação.  

Depois desse mapeamento, é preciso organizar os processos a serem automatizados de acordo com o peso que eles representam quanto ao tempo e aos recursos humanos necessários em seu desempenho. 

O passo seguinte é treinar um colaborador da sua equipe fiscal para estudar sobre o tema e validar as possibilidades de automação de cada tarefa listada. 

Assim, ao contratar uma empresa especializada em RPA para solucionar as demandas de automação da sua empresa, você conseguirá descrever exatamente as suas necessidades. 

Se você ainda não conhece uma empresa de alta credibilidade que possa te ajudar neste processo fundamental de automatização, é hora de saber um pouco mais sobre a Roboo

Nossas soluções são desenvolvidas a partir da concepção dos robôs como parceiros e com a meta de automatizar para humanizar. 

Para conhecer melhor a Roboo e dar um importante passo na garantia da eficiência da sua gestão fiscal e tributária, entre em contato conosco. Até o próximo conteúdo.