Quando tentamos entender o que é inteligência artificial, é fácil pensar em grandes filmes hollywoodianos como “Eu, robô”, “O homem bicentenário” ou “I.A — Inteligência artificial”, mas, você sabia que a inteligência artificial envolve uma infinidade de possibilidades?

Não é de hoje que a ideia de robotização é associada a robôs super semelhantes a nós, e sim, é possível que alguns robôs que utilizam Inteligência Artificial (IA) tenham aparência humanóide, mas, que tal entender o conceito por trás desse nosso imaginário?

Definindo o que é inteligência artificial

Segundo John McCarthy, “a Inteligência Artificial é a ciência e engenharia de fazer máquinas inteligentes, especialmente, softwares inteligentes. Está relacionada à tarefa de usar computadores para “entender a inteligência humana”.

Mas como tornar uma máquina inteligente?

Dentro da Inteligência Artificial, podemos encontrar também tecnologias de Machine learning (em português, aprendizado de máquina), que consiste no  processo de alimentar dados para que seja possível a análise, tomada de decisões e maior aprendizagem da máquina com base em padrões com pouca intervenção humana.

Já o que é considerado por muitos como um dos pais da computação, Alan Turing, em 1950, oferece o seguinte questionamento: “máquinas são capazes de pensar?”.

Baseando-se nessa pergunta, Turing criou o que é conhecido hoje como “teste de Turing” em que um interrogador humano tentaria distinguir entre respostas de texto geradas por um computador e por uma pessoa.

Apesar de já ter passado por muito escrutínio desde sua publicação, o teste continua sendo umaimportante parte da história da inteligência artificial, assim como da filosofia por envolver ideias relacionadas à linguística.

De maneira geral, a Inteligência Artificial combina a ciência da computação com grande volume de dados para possibilitar a solução de problemas.

Hoje em dia, a Inteligência Artificial busca não só possibilitar a automação de operação repetitivas e manuais, mas também “ensinar” sistemas a analisar e tomar decisões, simulando assim ainteligência semelhante ou superior a de um ser humano.

8 exemplos do uso de Inteligência Artificial nas empresas

Quem nunca usou a opção de chatbot de um site comercial ou viu um e-commerce sugerir novas compras com base no que você procurou?

Pois é, a Inteligência Artificial está muito presente no nosso dia a dia, dentro e fora de casa, no trabalho e até em nossos momentos de lazer.

Abaixo vamos exemplificar as aplicações mais comuns da IA, vem com a gente!

Ferramentas de recomendação

Com base em dados de uso e consumo, algoritmos de inteligência artificial podem sugerir com mais precisão, produtos e anúncios relevantes para o perfil de cada consumidor.

Essa função é extremamente útil para o ramo de e-commerce e pode ser usada para criar melhores estratégias comerciais.

Se alguém está buscando por mamadeiras, o algoritmo entende que essa pessoa tem um bebê em casa e pode sugerir a compra de fraldas, já mostrando a marca, valor e até possíveis descontos.

Chatbots

Os chatbots auxiliam clientes respondendo dúvidas comuns. No caso de e-commerces, por exemplo, essas dúvidas podem incluir (mas se não limitar a):

  • Valores e opções de frete;
  • Prazo de envio;
  • Códigos de rastreamento;
  • Política de trocas e devoluções;
  • Políticas de armazenamento de dados.

Repare que nenhuma dessas informações precisa ser dada por um agente humano de atendimento. Os robôs são facilmente configurados para atender a esta demanda e auxiliam na redução do Tempo Médio de Atendimento (TMA).

Análise de dados

A capacidade de analisar um grande volume de dados é essencial para ajudar gestores na tomada de decisões.

No setor financeiro, a IA oferece medidas a serem aplicadas, além de ser capaz de calcular o valor e avaliar qual aplicação pode proporcionar melhor Retorno sobre Investimento (ROI).

É seguro dizer que a análise de dados não se limita ao setor financeiro (este foi apenas um exemplo). Na verdade, a Inteligência Artificial auxilia na análise de dados de empresas de todos os portes e segmentos, desde e-commerces de roupas até indústrias de produção de cimento, passando também pelas empresas de PaaS, IaaS e SaaS.

CRM

Um software CRM (Customer Relationship Management) engloba tudo o que é direcionado ao cliente: vendas, atendimento, suporte, entre outros.

De maneira simplificada, uma plataforma de CRM coleta e armazena informações como:

  • Nome;
  • Contato;
  • Endereço;
  • Histórico de atendimento;
  • Preferências;
  • Etapas do funil;
  • Etc.

A organização em tempo real adquirida com as plataformas de CRM ajuda a diminuir o tempo e esforço gastos por pessoal, permitindo que estes foquem em tarefas mais importantes e menos obsoletas.

Os dados coletados com CRM, após processados e transformados em estatísticas, podem ser muito úteis ao identificar pontos que podem ser melhorados e apostas futuras para marketing e vendas.

ERP

Um software de ERP (Enterprise Resource Planning) integra diversas faces de gestão em uma mesma plataforma, realizando tarefas que antes usariam recursos humanos.

Cada vez mais usados, os ERPs concentram informações de vendas, contabilidade, estoque, financeiro, ajudando gestores a ter uma visão mais clara e total de suas operações.

Cada ERP é diferente e eles variam em relação às funções disponibilizadas. Por isso, ao contratar um ERP, é essencial entender a necessidade da organização.

Por exemplo, um ERP que tem um excelente sistema de gestão de estoque pode ser maravilhoso para um e-commerce e ter pouco valor para uma empresa que disponibiliza conteúdos via streaming.

Cibersegurança

Ataques virtuais são, infelizmente, umarealidade comum no cotidiano de empresas e instituições, por isso, investir em cibersegurança é vital para a proteção de redes e sistemas.

Bons processos de cibersegurança também garantem que a empresa esteja em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que institui regras para coleta, uso e armazenamento de dados pessoais e sensíveis dos clientes.

A Inteligência Artificial pode ser utilizada para melhorar a segurança digital dos sistemas usados no meio corporativo, ao utilizar técnicas e softwares que identificam vulnerabilidades e permitem que essas possam possam ser corrigidas antes que cibercriminosos tentem adentrar o sistema.

Manutenção preventiva

Com sua capacidade de reconhecer características como aumento de temperatura, ruído e pressão, alguns sistemas que utilizam inteligência artificial ajudam a antecipar a manutenção de equipamentos, reduzindo custos com substituições e pausas na produção.

Reconhecimento de voz

Este talvez seja um dos recursos mais presentes e reconhecíveis da IA no nosso cotidiano.

Grandes empresasjá possuem assistentes tecnológicos que usam o reconhecimento de voz para executar tarefas pelo usuário.

Siri (Apple), Alexa (Amazon), Google assistente e Bixby (Samsung) são alguns exemplos de sistemas que usam o reconhecimento de voz e executam tarefas como transformar discurso falado em texto, ativar lembretes e alarmes, controlar outros aparelhos conectados, além de fazer buscas por voz e até reconhecimento de imagens.

O reconhecimento de voz é possível graças ao PLN (Natural Language Processing) — em português, Processamento de Linguagem Natural. Ao analisar o conteúdo captado e seus padrões, esses sistemas geram possibilidades sobre o que foi falado e fazem a conversão em texto.

Softwares de conversão de texto para voz e tradução são alguns exemplos que utilizam o PLN, embora ainda precisem de aperfeiçoamentos para reconhecer expressões idiomáticas e contextos.

Assistentes de voz também são excelentes ferramentas de inclusão, visto que aumentam a acessibilidade de usuários com algum tipo de deficiência física ou visual.

O futuro da IA

Em um artigo publicado pela Forbesem maio de 2022, Gaurav Tewari, com base em sua experiência e imersão no campo, ressalta o que devem ser as contribuições da Inteligência Artificial na próxima década.

Tewari considera que a medicina e o método científico usado sejam impactados, devido à capacidade de processamento de dados em massa e reconhecimento de relações e padrões complexos. Isso possibilitaria uma modalidade de medicina “customizada” para cada indivíduo.

São também previstos avanços em outros segmentos, a IA deve se tornar o pilar da política externa, possibilitar a próxima geração da experiência do consumidor e ser determinante na luta contra a crise climática.

Agora que você está por dentro do que é a inteligência artificial e seus benefícios, conheça a Roboo para tornar sua empresa mais inteligente.