Entre modelos robóticos quase idênticos a um ser humano ou uma simples caixa de diálogo respondendo suas dúvidas, os tipos de robôs com inteligência artificial são diversos!

Talvez a indústria cinematográfica tenha permeado o imaginário coletivo com a ideia de que inteligência artificial seja sempre um super robô humanoide com potencial destrutivo.

Mas, diferente de grandes clássicos sci-fi “Eu robô”, “A.I — Inteligência artificial”, “O Homem bicentenário” ou produções mais recentes como “Westworld” e o mais recente remake de “Chucky — brinquedo assassino (2019)”, onde o personagem possui inteligência artificial com base em deep learning, os robôs do cotidiano poucas vezes possuem formas físicas.

A verdade é que robôs com inteligência artificial são cada vez mais comuns, sem corpos ou faces, mas presentes principalmente no meio corporativo, facilitando e integrando atividades que, de outra forma, consumiriam tempo e esforço de colaboradores.

Nesse artigo vamos te mostrar 4 tipos de robôs com inteligência artificial que ajudam (e muito!) nos processos de empresas de todos os portes.

Se você ficou interessado, continue a leitura!

Quais são os tipos de robôs com inteligência artificial?

Claro, robôs com mobilidade e corpos mecânicos são uma realidade, mas você sabe quais são os tipos de robôs com inteligência artificial que mais auxiliam no dia a dia das empresas?

Entre os sistemas mais conhecidos podemos citar:

  • Chatbots;
  • CRM;
  • ERP;
  • RPA.

Vamos falar sobre cada um deles a seguir.

Chatbots para atendimento ao cliente

Assistentes de atendimento online com respostas automáticas por si só já foram uma grande inovação, porém, essa tecnologia se tornou ainda melhor com a chegada de chatbots que utilizam inteligência artificial.

Esses chatbots inteligentes são capazes de gerar respostas personalizadas para cada interação e responder dúvidas frequentes, agilizando o atendimento e melhorando a experiência do cliente.

Além disso, chatbots inteligentes são benéficos ao oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Esse suporte ininterrupto é essencial quando falamos em atender o cliente 4.0,que gosta de ter suas dúvidas sanadas rapidamente e não tem paciência para esperar pelo atendimento em horário comercial.

CRM (Customer Relationship Management)

Oferecer uma boa experiência para o cliente deixou de ser apenas uma opção para as empresas, passou a ser essencial. Por isso, a utilização de softwares CRM passou a ser bastante comum nas organizações.

Uma plataforma CRM integra informações e histórico de processos direcionados ao cliente, como vendas, atendimento, suporte, entre outros.

O benefício de se ter todas essas informações em um único lugar é a facilidade com que gestores podem visualizar com clareza indicadores e acompanhar metas estabelecidas de acordo com o histórico mantido pelo sistema do CRM.

Além disso, os dados coletados e processados por um CRM geram estatísticas importantes para a tomada de decisões estratégicas relacionadas a vendas e marketing.

O sistema CRM é importante para a captação, fidelização e retenção de clientes, uma vez que promove o disparo automático de e-mails conforme a jornada do cliente.

Por exemplo, se uma pessoa que já havia comprado com uma certa marca, visita a categoria de camisetas do mesmo site, o CRM pode disparar uma comunicação sobre as ofertas dessa categoria.

Da mesma forma, se um cliente coloca algo no carrinho mas não finaliza a compra, o CRM pode enviar um e-mail relembrando-o de que a peça ainda se encontra disponível.

As plataformas de CRM possibilitam uma verdadeira gestão de todo o relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Os softwares de ERP combinam em uma única plataforma as informações de vários setores de uma empresa.

Ter as informações sobre vendas, contabilidade, fluxo de caixa, controle de contas, estoque, entre outros, em um único lugar possibilita uma visão geral mais clara para gestores.

A junção de ferramentas de diferentes setores possibilita ainda a redução de custos com TI, já que não será necessária a assinatura de diversos softwares diferentes.

Facilitar o trabalho de diversas equipes e setores é apenas um jeito que um ERP pode beneficiar um negócio, os relatórios personalizados gerados pela plataforma podem ser de grande ajuda na hora de avaliar o que precisa ser melhorado e influenciar gestores a tomar decisões e criar planos de crescimento.

Outro ponto a se considerar é a transparência gerada pelo uso de um ERP, já que as informações ficam disponíveis e podem ser facilmente acessadas quando necessário.

RPA (Robotic Process Automation)

Já o RPA (muito falado aqui no nosso blog)nada mais é do que utilizar robôs para realizar tarefas manuais e repetitivas que, normalmente, seriam realizadas por agentes humanos.

Muitas empresas investem no RPA para agilizar a interação com seus clientes, mas os clientes não são os únicos beneficiados com essa revolução tecnológica.

Apesar do estereótipos de que robôs são “eliminadores de empregos”, esses softwares estão se tornando cada vez mais confiáveis ​​e apreciados pela força de trabalho humana.

Quando esse tipo de robô com inteligência artificial realiza tarefas repetitivas e, muitas vezes, tediosas, o número de erros humanos diminui e se torna possível realocar o time para funções mais estratégicas.

Conheça a Roboo

A Roboo é uma plataforma de RPA sob demanda, especialmente feita para negócios de todos os segmentos!

Na prática isso significa que, se uma empresa precisa automatizar seus processos, nossa equipe providencia tudo o que for preciso para libertar esses colaboradores.

Veja alguns dos benefícios de começar a utilizar RPA no seu negócio:

  • Baixo investimento em relação a outras implantações tecnológicas;
  • Redução de custos: a pesquisa “Automation with Intelligence, de 2019, constatou que empresas que implantaram RPA em suas operações, reduziram em média 27% com custos operacionais.
  • Eficiência: de acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester, com a implantação de RPA houve um aumento de 86% na eficiência de colaboradores, além de uma melhora de 57% no serviço ao consumidor;
  • Otimização: deixar tarefas repetitivas para um robô realizar contribui não só para a diminuição de erros, mas também permite que o esforço e o tempo da sua equipe sejam aplicado em atividades mais estratégicas;
  • Integração: permite que informações sejam transmitidas com facilidade entre aplicações compatíveis ou incompatíveis;
  • Processamento de dados: o RPA consegue processar dados emitidos em diferentes formatos (planilhas de excel, textos, pdf, etc.), transformá-los e avaliar em que formato esses precisam estar antes de inseri-los em outra aplicação;

Com esse objetivo, a Roboo quer otimizar a eficiência operacional do seu negócio através de robôs com inteligência artificial. Entre em contato conosco!