Quem não se lembra dos versos da música “Todo dia ela faz tudo sempre igual / Me sacode às seis horas da manhã”? Se a rotina doméstica é cheia de repetições, a empresarial não fica atrás. É por isso que a automação de processos vem para somar. 

Antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, ela já vinha caminhando a passos acelerados, com o confinamento social imposto pela doença, esse fenômeno deu um boom.  

Tanto que, segundo pesquisa recente realizada pelo Grupo Gartner, o setor de RPA (Robotic Process Automation — Automação Robótica de Processos) deve crescer em valores consideráveis até 2024.  

Neste guia, iremos te explicar o que é o RPA e, a partir desse conceito, mostrar os benefícios que ele traz à automação de processos. Não deixe de acompanhar a leitura!  

Afinal, o que é RPA? 

Indo direto ao ponto, a Automação Robótica de Processos (RPA) diz respeito à utilização de robôs digitais para realizar tarefas repetitivas, que antes costumavam ser feitas por humanos.  

E como as ferramentas de RPA contribuem para a automação de processos? A partir de scripts.  

Isto é, por meio de roteiros contendo instruções e regras que serão seguidas por robôs, de forma que eles consigam efetivamente promover a automação de processos e tarefas. 

O RPA deve ser definido também pelo uso de softwares e serviços capazes de realizar atividades da mesma maneira que um recurso humano faria.  

Por se tratar de uma tecnologia muito dinâmica e versátil, o RPA pode ser utilizado para diferentes finalidades na automação de processos: incluir dados em um sistema, realizar cálculos complexos, fazer login e logout, dentre outros. 

Suponha que você tenha que processar uma quantidade bem grande de transações e disponha de pouco tempo para isso.  

Um RPA pode facilitar o seu trabalho, na medida em que ele conhece as principais linguagens de programação, como HTML, Java, Citrix etc.  

É importante destacar que um software-robô age com muito mais precisão do que uma pessoa, já que ele pode ser programado para realizar a automação de processos e, então, ter um comportamento-padrão.  

Com ele, os resultados da sua empresa têm tudo para serem surpreendentes.  

Vantagens de usar o RPA para automação de processos 

Se, em um primeiro momento, a expressão Automação Robótica de Processos pode dar a noção de mecanização de um trabalho em uma indústria, por exemplo, essa impressão está equivocada.  

Afinal, o RPA refere-se essencialmente a robôs digitais (bots). E a automação de processos aqui diz respeito a diminuir tarefas repetitivas, que antes exigiam muito do esforço humano. 

Essa automação de processos abrange desde de atividades simples, como inserir dados em formulários, até trabalhos mais complexos, como prestar atendimento a clientes.  

Mas devemos lembrar que a utilização de RPA nas empresas não significa uma completa substituição de recursos humanos por inovações tecnológicas, e sim uma combinação entre os dois.  

Não podemos esquecer de mencionar uma grande qualidade do RPA, que é a simplicidade de utilizá-lo.  

Nesse sentido, não é preciso ser um profissional de TI para instalar e usar um robô e promover a automação de processos em uma empresa.  

Ele pode começar a funcionar instantaneamente, ser utilizado 24 horas por dia e tudo isso a um custo baixo.  

Além disso, a Automação Robótica de Processos não apresenta muitos riscos e geralmente traz grande retorno sobre o investimento feito.  

Só pelo que abordamos até aqui dentro deste tópico, já deu para perceber os efeitos positivos do RPA na automação de processos, não é mesmo? 

Porém, ainda há muitos outros benefícios que essa tecnologia pode trazer às operações do seu negócio. Vamos conhecer os principais deles?  

Otimização e padronização de processos 

Quando a rotina de uma organização é programada e executada por robôs, as operações ganham mais eficiência através da automação de processos, o que impacta a produção e as entregas feitas aos clientes.  

À medida que os robôs vão desempenhando mais tarefas, o staff passa a ser encaminhado a atividades que precisam de mais conhecimento técnico e habilidade humana.  

Além da automação de processos, outra consequência do RPA é a padronização dos métodos de trabalho, que acaba gerando um diferencial competitivo para a empresa.  

Essa padronização contribui ainda para a gestão dos diferentes setores e a análise de resultados do negócio, na medida em que traz uma visão bem ampla da organização.  

Redução de falhas 

A frase “errar é humano” faz parte da natureza de todos nós.  

Se até as máquinas, que são programadas para executar as tarefas a partir de um padrão, vez ou outra falham, nós, que lidamos com instabilidades todos os dias, oscilamos também.  

A boa notícia é que o RPA é indicado para trabalhos que demandem eficiência e precisão.  

Consequentemente, com o apoio dessa tecnologia — e da automação de processos decorrente dela —, eventuais falhas nos processos da empresa são evitadas, o que impacta positivamente a imagem da marca e equilibra a economia do negócio.  

Isso porque erros que ocorrem nas operações geralmente estão associados a prejuízos para o caixa da empresa.  

Na automação de processos com o auxílio do RPA, diminuem-se os desperdícios antes identificados na organização e, de quebra, há uma garantia de melhores resultados.  

Superaproveitamento do talento da equipe  

Quando o RPA promove efetivamente a automação de processos na empresa, a equipe é poupada de ficar “quebrando a cabeça” resolvendo burocracias.  

Dessa forma, ela fica mais livre para se dedicar a tarefas mais complexas do cotidiano da organização.  

Isso acaba interferindo positivamente na qualidade das entregas e na credibilidade da empresa.  

Melhora da comunicação e da experiência do cliente 

Já ouviu a frase “quem não é visto não é lembrado”? Ela é perfeitamente aplicável às marcas também.  

Quantas vezes, a gente precisa passar em frente a determinado restaurante para lembrar que a pizza de lá é gostosa?  

Se ele investisse em uma comunicação de qualidade, aposto que essa situação não iria acontecer, concorda? 

Mais uma vez a utilização do RPA pode ser muito vantajosa, uma vez que ele serve para gerenciar a comunicação com o público, avisando-o sobre promoções e oferta de novos produtos ou serviços.  

Com a automação de processos possibilitada pelo RPA, as burocracias inerentes a um atendimento são resolvidas de maneira mais eficiente, permitindo ao colaborador oferecer um atendimento encantador aos clientes.  

Vamos ficando por aqui! Mas antes uma pergunta: é automação de processos que você quer na sua empresa? Conheça a Roboo e saiba como podemos te ajudar.