Sabe quando a gente se esquece de carregar a bateria do celular e ele apaga de repente, sem que possamos utilizar seus recursos? Os sintomas do Burnout se manifestam de maneira semelhante.
Também chamado de Síndrome do Esgotamento Profissional, o Burnout consiste em um estado emocional, psicológico e físico de extrema exaustão, devido principalmente à pressão no trabalho.
Vamos entender a fundo o que essa síndrome representa, quais são os sintomas do Burnout e como evitá-lo na sua empresa?
Entendendo o conceito da Síndrome de Burnout
O Burnout é um distúrbio emocional que se caracteriza por exaustão aguda, estresse e estafa física decorrentes de condições de trabalho exautivas, que geralmente envolvem muita competitividade e responsabilidade.
O excesso de trabalho é apontado como a principal causa do Burnout, que acomete principalmente profissionais submetidos diariamente a episódios de bastante tensão, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.
Especialistas afirmam que a origem do Burnout pode estar relacionada a metas muito complexas estabelecidas pela gestão e trabalhos com prazos muito apertados.
Se não tratado a tempo, o agravamento do Burnout pode culminar em quadros de depressão severa, nos quais o paciente chega ao ponto de não querer levantar da cama nem ter energia para enfrentar os compromissos profissionais.
Quais são os principais sintomas do Burnout?
Depressão, sentimento de incapacidade e até tendências suicidas: esses fenômenos podem ser sintomas do Burnout.
Além desses três indícios da síndrome, confira a lista abaixo com outros importantes sintomas do Burnout.
- Necessidade constante do profissional de demonstrar que está realizando todo o trabalho com excelência;
- Incapacidade de se desconectar do trabalho (checar e-mails e WhatsApp antes de dormir e fazer horas extras aos fins de semana sem necessidade são sinais de alerta);
- Negligência nas necessidades primárias — alimentação, sono, lazer —, de forma que essas demandas são transferidas para um segundo plano;
- Dificuldade de enfrentar a condição de vítima de Burnout;
- Ressignificação de valores, de modo que a família, os amigos, os momentos de descanso e os passatempos passam a ser subestimados e somente os resultados no trabalho geram satisfação;
- Aumento de agressividade e intolerância, na medida em que a vítima do Burnout passa a enxergar os colegas de trabalho como incompetentes e preguiçosos;
- Isolamento social provocado pela necessidade de trabalhar feito um workaholic (essa ocorrência pode levar ao consumo de álcool e drogas);
- Mudanças repentinas de humor, que são percebidas facilmente por pessoas próximas;
- Vazio existencial que muitas vezes é compensado com remédio ou compulsão alimentar e sexual;
- Depressão e pensamentos suicidas.
Esses são os principais sintomas do Burnout. Se você se identificou com o conteúdo desta lista, recomendamos que procure um médico e um psicólogo.
Medidas para evitar o Burnout na empresa
Se até aqui mostramos que os sintomas do Burnout geralmente começam na empresa e depois se estendem pela vida particular e familiar, a boa notícia é que existe prevenção contra esse mal.
Podemos adiantar que o primeiro passo para implementar ações que contribuam efetivamente para a prevenção dos sintomas do Burnout na empresa é criar um ambiente organizacional mais saudável.
Estimule a boa comunicação entre a equipe
Você já sabe os principais sintomas do Burnout, então, não é necessário repeti-los aqui, mas vale relembrar que quem enfrenta a síndrome desenvolve um estresse crônico e, como consequência, a produtividade cai, comprometendo os resultados da companhia.
Essa condição geralmente é resultado do acúmulo de tarefas e o silenciamento do colaborador, que fica receoso de pedir “socorro”, sendo que o ideal seria expor a situação aos gestores.
A boa comunicação é uma medida fundamental para promover o bem-estar no ambiente de trabalho.
Automatize processos
A baixa produtividade como um dos sintomas do Burnout pode estar associada, dentre outras causas, a atividades muito repetitivas e retrabalho.
Para mudar esse cenário, uma boa solução é automatizar processos. Assim, o time será poupado de rotinas muito burocratizadas e poderá se dedicar a questões mais estratégicas da empresa.
Um bom software de gestão possibilita às lideranças o acompanhamento do fluxo de trabalho, trazendo uma visão de quanto tempo uma tarefa precisa para ser concluída com qualidade.
Dessa forma, evita-se a sobrecarga de trabalho e a sensação de que a rotina da empresa está “arrastada”.
Além disso, os colaboradores passam a trabalhar com mais tranquilidade, pois têm a consciência de que os gestores acompanham a produtividade do time seguindo parâmetros realistas.
Incentive a sensação de pertencimento
O RH da empresa deve concentrar esforços para que a equipe vista a camisa da empresa e desenvolva a sensação de pertencimento.
Essas ações tendem a aumentar a produtividade e fazem os colaboradores se sentirem bem emocionalmente e mais acolhidos no ambiente de trabalho.
Há várias maneiras de promover a sensação de pertencimento entre os membros do time. As principais delas são:
- Realizar pesquisas de satisfação interna periodicamente. Isso é fundamental para conectar os colaboradores à empresa e colher sugestões desses profissionais sobre medidas que podem ser tomadas, por exemplo, para que eles fiquem mais engajados no trabalho.
- Garantir a transparência em cada ação da empresa, especialmente em épocas de crise, como a gerada pela pandemia, evitando que a equipe fique com medo de perder o emprego;
- Celebrar cada pequena vitória do colaborador, de forma que ele se sinta valorizado e empenhado em ter um desempenho cada vez melhor;
- Demonstrar preocupação com o bem-estar integral do colaborador, isto é, para além das questões profissionais.
O ideal é disponibilizar práticas voltadas para a saúde mental do time, como apoio psicológico profissional e aulas de ioga, por exemplo.
Observando atentamente sua equipe, é possível identificar os sintomas do Burnout? Como vimos, a tecnologia pode atenuar os efeitos da síndrome no trabalho. Então, convidamos você a conhecer a Roboo e saber como podemos melhorar a cultura organizacional do seu negócio.
Comentários