Se você já detectou a necessidade de automatizar as finanças do seu negócio, pode ser que tenha cogitado utilizar um software de gestão financeira gratuito.
Obviamente, são objetivos de todo gestor manter os custos controlados e desfrutar das melhores soluções.
Porém, essas duas metas não vão andar juntas se você tomar a decisão precipitada de implementar um software de gestão financeira gratuito e vamos explicar o porquê.
É claro que, com a transformação digital, a automação de processos é uma demanda urgente. Mas não é por conta da urgência que você vai escolher uma solução inadequada.
Você pode ter dificuldades na hora de escolher um software, pois existem muitas opções disponíveis no mercado e um dos critérios mais utilizados para essa definição é a gratuidade da solução.
Se existem muitas opções e algumas delas são gratuitas, é natural que o gestor prefira desfrutar dos recursos do software sem gastar nada.
Porém, este é um exemplo clássico do “barato que sai caro”, por vários motivos, a começar pela origem duvidosa desse tipo de solução.
Além disso, você precisa pensar nas funcionalidades que estão sendo oferecidas e naquelas mais essenciais para o seu negócio.
Enfim, a sua análise precisa ir muito além das questões relacionadas ao preço se o seu objetivo é fazer uma boa escolha para a automatização dos seus processos financeiros.
Nos próximos tópicos, você vai entender mais a fundo quais são as razões para não usar um software de gestão financeira gratuito. Confira!
Por que não usar um software de gestão financeira gratuito?
Vamos refletir um minuto. Qual é o objetivo de uma pessoa ou empresa que desenvolve um software de gestão financeira gratuito?
Você acha que a meta é apenas ajudar os gestores financeiros na automatização de seus processos? Como essa pessoa ou empresa conseguiria manter essa iniciativa sem retorno financeiro algum?
É difícil encontrar respostas para estas perguntas e, muitas vezes, é difícil identificar até mesmo a origem do software.
Isso porque esses sistemas podem estar sendo criados justamente para capturar e vender dados.
Isso significa que, quando você opta por esse tipo de solução, seu negócio passa a correr sérios riscos de segurança, principalmente porque estamos falando do setor financeiro.
O coração da sua empresa não pode ser administrado a partir de um software de origem e objetivos duvidosos.
Pense, por exemplo, na possibilidade de vazamento de dados financeiros sigilosos do seu negócio e você desistirá de procurar por um software de gestão financeira gratuito no mesmo momento.
Só este argumento é suficiente, mas vamos abordar em seguida outras razões para que você procure uma solução mais eficiente e segura, como o RPA.
Falta de suporte
Quando um software é disponibilizado gratuitamente, significa que ele foi desenvolvido com o menor investimento possível e pode apresentar diversos problemas em suas funcionalidades.
Mas quando você, em suas rotinas de uso do software, se deparar com essas falhas, não haverá uma equipe de suporte capacitada para te ajudar.
E nem é preciso que ocorra uma falha. Se você tiver uma simples dúvida, não haverá a quem recorrer para saná-la.
Ao invés de otimizar o seu tempo, como uma boa solução de automação deveria fazer, o software de gestão financeira gratuito pode tornar sua rotina ainda mais estressante e desorganizada.
Falta de atualizações
Pela mesma razão de não oferecer o suporte adequado, o software de gestão financeira gratuito também não conta com atualizações.
E, sim, você vai precisar dessas atualizações, pois um software considerado eficiente hoje já não será mais tão bom daqui a um ano, por exemplo.
No mundo da tecnologia, o aprimoramento constante é um requisito fundamental e não contar com ele vai gerar uma série de consequências.
Isso significa que, mesmo com um funcionamento relativamente favorável de início, chegará um ponto em que o software ficará obsoleto e você precisará substituí-lo.
Ainda que isso possa dar bastante trabalho, de todos os males possíveis, este ainda é o menor.
Riscos de segurança
Por conta do desenvolvimento com baixo ou nenhum custo, é claro que o software de gestão financeira gratuito não conta com um bom protocolo de segurança.
Assim, as informações financeiras da sua empresa e dos seus clientes podem ser expostas a partir de um incidente de segurança que normalmente têm consequências difíceis de reverter.
Além dos problemas financeiros, sua empresa pode ter problemas judiciais, gerenciais e relativos à sua credibilidade.
Segurança digital é um assunto prioritário na atualidade por conta do crescimento dos ciberataques e das legislações que dizem respeito aos dados.
Falhas nas funcionalidades
É praticamente certo que nenhum software de gestão financeira gratuito vai oferecer todas as funcionalidades de que sua empresa precisa. Mas, além disso, entre as funcionalidades que forem úteis para o seu negócio, haverá falhas.
Imagine ter, por exemplo, diversos pagamentos agendados, e o software simplesmente não executar a tarefa?
Além de arcar com juros e multas você vai ter um retrabalho para que os pagamentos sejam efetivados. Isso é justamente o oposto da proposta da automação de tarefas.
Os erros na gestão financeira de um negócio podem comprometer sua própria continuidade no mercado, Por isso, sua solução de automação precisa ser confiável.
Deixar de executar uma tarefa é apenas um dos problemas que o software de gestão financeira gratuito pode causar. O pior é quando ele realiza tarefas de maneira equivocada.
Muitas vezes, é difícil encontrar de onde partiu o erro para tentar saná-lo e sua empresa pode ter grandes perdas financeiras.
Além disso, seus relatórios financeiros podem não ser confiáveis levando a erros de diagnóstico e decisões sem o devido respaldo.
Funcionalidades incompletas
Mesmo soluções pagas de automatização da gestão financeira normalmente são vendidas com um pacote de funcionalidades fechado que não é o ideal para as especificidades de cada negócio.
Ou seja, você estará pagando por funcionalidades das quais não vai precisar e continuará sem poder utilizar outras das quais a sua empresa precisa, mas o software não oferece.
Essa impossibilidade de personalização inviabiliza o projeto original, que seria a automatização do setor financeiro de forma eficiente.
Então, não vale a pena optar por uma solução incompleta e que coloca o seu negócio em risco, sobretudo porque existem possibilidades infinitamente melhores, como a automação com RPA.
A sigla RPA significa automação de processos robóticos e consiste em uma solução de automação personalizada com as funcionalidades exatas que a sua empresa precisa.
O Roboo entrega sistemas baseados em RPA capazes de automatizar qualquer processo que seja repetitivo e escalável.
Com ele, você se livra de tarefas lentas e maçantes, promovendo a eficiência operacional e liberando a sua equipe para a dedicação a tarefas mais estratégicas.
Tudo isso por um preço justo, com a possibilidade de mudanças nos sistemas sempre que necessário e com o devido suporte especializado.Ou seja, você não tem motivos para recorrer a um software de gestão financeira gratuito. Entre em contato com a Roboo e conte com um planejamento de automação especialmente pensado para a sua empresa.
Comentários