Se seu negócio ainda não conta com nenhuma automatização dos processos ligados à gestão financeira empresarial, é provável que o volume de tarefas esteja gerando uma sobrecarga de trabalho.
Pode ser que você prefira acompanhar de perto as atividades deste setor que é tão crucial para o andamento do negócio. Mas isso não significa que você precisa despender tempo e energia se dedicando a tarefas repetitivas.
Se você parar para pensar, vai perceber que a maior parte das ações referentes à gestão financeira empresarial é repetitiva e escalável.
Por um lado, isso significa que uma solução RPA (Automação de Processos Robóticos) pode otimizar o seu tempo e tornar essas ações instantâneas e automáticas.
Por outro lado, não recorrer a uma tecnologia adequada significa a possibilidade de ter sua carga de trabalho aumentada indefinidamente.
Isso porque, se você planeja ter um negócio bem-sucedido com crescimento constante, a meta é que futuramente você precise, por exemplo, emitir mais notas fiscais do que as de hoje.
Como a sua capacidade produtiva é limitada, se não contar com a solução adequada, o resultado será uma queda na eficiência e na qualidade da sua gestão financeira empresarial.
Mesmo que você tente compensar esse problema dedicando horas extras ao trabalho, será difícil acompanhar um ritmo de crescimento constante do negócio.
Além disso, mesmo que sua empresa seja de pequeno porte e você considere simples as suas atividades financeiras, não há motivos para se sobrecarregar com trabalho manual se você pode contar com a tecnologia a favor do seu negócio.
Utilizando uma ferramenta RPA, você pode personalizar toda a sua gestão financeira empresarial, de acordo com as especificidades da sua empresa.
Ao longo dos próximos tópicos, você vai compreender porque a RPA é mais eficiente que os softwares de gestão disponíveis no mercado e como ela pode facilitar a sua rotina.
Continue a leitura!
Por que não optar por um software de gestão financeira empresarial?
Se você está sobrecarregado com as tarefas financeiras que precisam ser executadas cotidianamente em seu negócio, é natural pensar em recorrer a um software de gestão financeira empresarial.
Existem diversas soluções desse tipo no mercado e, de fato, é melhor contar com uma delas do que realizar cada ação financeira manualmente.
Porém, se o que você busca é eficiência financeira a longo prazo, o melhor a fazer é pensar em uma solução mais personalizada, como a RPA.
Por mais abrangente e completo que seja um software de gestão financeira, suas funcionalidades sempre serão restritas. Isso significa que pode haver diversas delas das quais a sua empresa, especificamente, não vai precisar.
Mas quando você contrata o software, o pagamento é feito pelo pacote de funcionalidades como um todo, ou seja, o investimento deverá ser feito mesmo que você não utilize todas as funcionalidades disponibilizadas.
Por outro lado, no contexto atual, com nichos e demandas muito específicas, muito provavelmente sua empresa contará com alguma atividade repetitiva que os softwares de gestão financeira padronizados são incapazes de automatizar.
Em resumo: com o software de gestão financeira empresarial, você vai pagar por funcionalidades desnecessárias e não contará com outras de extrema importância para a sua empresa.
Por isso, mesmo que pareça mais complexo investir em RPA, é este recurso que vai possibilitar a personalização da automação dos seus processos financeiros.
Em outras palavras, a automação de processos robóticos pode ser concebida para tornar instantâneas e automáticas justamente as tarefas intrínsecas ao seu negócio.
Dessa forma, não haverá desperdício com a contratação de funções desnecessárias nem a continuidade do trabalho repetitivo por conta da não existência de funções mais específicas.
A capacidade de adaptação é a principal característica das soluções RPA. Por isso, você deve recorrer a ela para ter uma gestão financeira empresarial eficiente a longo prazo.
Com este recurso, todas as atividades financeiras que precisam ser executadas em larga escala ficam a cargo da tecnologia, com a obediência de padrões predefinidos.
A primeira mudança a ser notada será a redução dos erros e do retrabalho, tornando mais fluido o fluxo de trabalho da sua equipe.
No próximo tópico, vamos abordar os principais benefícios de contar com uma solução RPA na sua gestão financeira empresarial.
Como o RPA pode ajudar na sua gestão financeira empresarial?
Ao implementar uma solução RPA, todas as tarefas escaláveis e repetíveis da sua gestão financeira poderão ser executadas automaticamente.
Algumas delas são:
- Emissão de notas fiscais;
- Conciliação bancária;
- Lançamentos financeiros em geral;
- Emissão de relatórios e demonstrativos;
- Controle de entradas e saídas de recursos;
- Coleta de dados para análise da gestão.
É claro que você também poderá automatizar tarefas específicas referentes ao seu negócio. Este é o principal diferencial quando o assunto é RPA.
Vamos ver, em seguida, alguns dos principais benefícios desse tipo de solução.
Aumento da produtividade
Como a tecnologia RPA coloca em prática grandes volumes de tarefas repetitivas, os colaboradores do setor financeiro ganham mais tempo para dedicar a atividades que antes ficavam em segundo plano.
Com a aplicação do mesmo padrão pelo software robô a todas as ações desenvolvidas, os erros deixam de existir e o retrabalho é evitado.
A chamada “alienação de tarefas burocráticas” é uma das principais vantagens da transformação digital para o departamento financeiro.
A partir dessa mudança, a equipe pode se dedicar mais ao planejamento estratégico e à melhoria dos processos financeiros.
Registros mais precisos de dados
Os erros são muito mais recorrentes quando os colaboradores do setor financeiro precisam digitar, copiar e colar dados rotineiramente.
Como as soluções RPA seguem padrões, a integridade dos dados é garantida e as alterações de informações são realizadas sempre de forma precisa, correta e adequada.
Ou seja, a partir da manutenção dos dados mais seguros, os seus relatórios também serão mais confiáveis, o que também facilita as prestações de contas e as auditorias.
Execução ininterrupta de tarefas
Ao adotar uma solução RPA, você contará com seu funcionamento 24 horas por dia e sete dias por semana.
O software robô consegue cuidar do trabalho burocrático sem interrupções ou dificuldades,independentemente da data, do horário ou do volume de tarefas.
Essa vantagem é visível sobretudo quando se trata das atividades que dependem do final do dia para serem executadas, como ocorre com a identificação de pagamentos naquela data.
Facilidade na implementação e integração de sistemas de gestão
Com uma solução RPA, você consegue implementar novos sistemas de gestão e integrar os diferentes sistemas utilizados nas rotinas do seu negócio de maneira mais simples.
Assim, os seus sistemas irão trabalhar de forma coordenada e eficiente, pois a tecnologia poderá ser programada para conectá-los e promover os fluxos de dados necessários.
A tecnologia RPA consegue se integrar aos mais diversos tipos de sistemas, incluindo os mais antigos ou obsoletos, pois é possível incorporar a tecnologia a qualquer tipo de código.
Conheça a Roboo
A Roboo é uma empresa especializada em criar soluções de RPA completas para a automação de processos, e isso inclui a gestão financeira das empresas, obviamente..
Somos capazes de automatizar qualquer tarefa repetível e escalável de forma personalizada de acordo com as particularidades da sua empresa.
O objetivo é promover a eficiência operacional e levar bem-estar para as equipes, que passam a ter mais tempo para desenvolver ações de maneira mais estratégica e criativa.
Para saber mais sobre as possibilidades personalizadas de implementação da Roboo dentro da sua gestão financeira empresarial, entre em contato.
Comentários