Você sabe como funciona o modelo de trabalho de RPA da Roboo? Nosso lema é automatizar para humanizar e acreditamos nos robôs como verdadeiros parceiros do ser humano.

A lógica é simples: para colocar todo o seu potencial e capacidade em prática e criar infinitas soluções, o ser humano precisa dedicar sua energia e seu tempo para algo que realmente o desafie.

Isto é o que nós chamamos de qualidade de vida nas organizações:enquanto os robôs cuidam das tarefas repetitivas e escaláveis, sua equipe se dedica a tarefas inovadoras e criativas.

Entregamos sistemas personalizados que reduzem o tempo dedicado a processos operacionais.

Ou seja, o RPA da Roboo cuida de todas as tarefas lentas, repetitivas, maçantes e passíveis de erros, promovendo muito mais eficiência operacional.

Isso leva bem-estar para as equipes, que passam a contar com mais tempo e motivação para dedicar às ações estratégicas.

Nos próximos tópicos você vai conhecer melhor nosso modelo de trabalho e algumas das possibilidades de automatização que o RPA da Roboo oferece.

Entendendo o RPA da Roboo?

Pode ser que, ao conhecer a Roboo, você a tenha associado aos modelos já conhecidos de softwares dedicados à automação em diferentes áreas, como a financeira e a jurídica.

Porém, não é assim que nosso modelo de trabalho, baseado no RPA (Automação de Processos Robóticos) funciona.

Os softwares de automação tradicionais seguem um modelo com funcionalidades padronizadas, que dificilmente vão atender a todas as demandas por automação de um negócio.

Além disso, esse viés padronizado pode vir com diversas funções que a sua empresa não vai utilizar porque não se enquadram em sua realidade.

Ou seja, com softwares tradicionais, você irá pagar por funcionalidades que não utiliza, além de não contar com outras, que seriam essenciais para a otimização do tempo da sua equipe.

O modelo de trabalho da Roboo é baseado em RPA e isso significa que as soluções a serem adotadas em seu negócio podem ser totalmente personalizadas e adaptáveis.

Os robôs baseados em RPA são configurados para responder a ações, integrar sistemas incompatíveis e executar tarefas condicionais, tudo isso sem falhas ou erros.

Esses robôs podem ser clonados e reutilizados em escala conforme a necessidade ou demanda da empresa.

Existem tarefas em que os seres humanos são melhores que os robôs e vice-versa. Porém, quando uma equipe não conta com a solução tecnológica adequada, seus membros acabam dedicando um tempo significativo à realização de tarefas em que os robôs são melhores. No caso, as tarefas repetitivas e maçantes, que acabam induzindo aos erros.

Os robôs de RPA oferecem a possibilidade de automatizar completamente, ou quase completamente, todas essas tarefas.

Como exemplo podemos citar a cópia de informações de um sistema financeiro para serem coladas em um sistema de recursos humanos, em um período fora do horário comercial.

Dessa forma, a equipe de RH poderá se dedicar a tarefas mais estratégicas, como o planejamento de capacitações ou políticas de promoção da qualidade de vida dos colaboradores.

Para obter resultados como os do exemplo, considerando a especificidades de cada cliente, nosso modelo de trabalho é dividido em seis etapas:

  1. Mapeamento: diz respeito à descoberta dos processos que são candidatos à automação;
  2. Desenho: nesta etapa, fazemos o desenho minuciosamente detalhado da atividade a ser automatizada. Iniciamos a partir do fluxo de processos e vamos até a interação de telas em API;
  3. Validação: os projetos de RPA são extremamente rápidos permitindo que o seu primeiro processo seja automatizado em semanas para conferir sua eficiência na prática;
  4. Desenvolvimento: nesta etapa se constrói o RPA com base nos resultados finais do desenho e da validação;
  5. Operação assistida: é o momento em que o RPA definitivamente entra em produção controlada. A produção definitiva só acontece depois da execução de cinco ciclos limpos, ou seja, cinco ciclos sem nenhuma falha, erro ou bug apresentado;
  6. Produção: a produção ocorre quando todos os possíveis erros não esperados já foram tratados, possibilitando a segurança de que o RPA conseguirá cuidar das variáveis e ser executado com sucesso. A partir de então, passamos a fazer o gerenciamento de fluxo somente em casos de falhas. Para isso, monitoramos suas execuções por meio de uma plataforma de gerenciamento adequada.

O que o RPA da Roboo pode automatizar?

O RPA da Roboo pode automatizar toda e qualquer tarefa que seja repetitiva e escalável, em qualquer departamento da sua empresa.

Você pode apresentar demandas específicas ou prioridades, mas na etapa do mapeamento podemos descobrir todas as rotinas passíveis de automação com RPA.

A adaptabilidade é a principal característica das soluções de automação com RPA, o que nos leva a infinitas possibilidades inovadoras e específicas para cada negócio.

Para você visualizar algumas dessas possibilidades na prática, vamos citar algumas das demandas passíveis de automação mais solicitadas pelos nossos clientes:

  • Lançamentos de dados para análise;
  • Criação automática de planilhas de excel;
  • Conciliações bancárias, cobranças e vendas;
  • Controle de Jornada de times e prestadores de serviços;
  • Fechamento de folha de times e prestadores de serviços;
  • Cobrança de clientes e faturamentos;
  • Cálculos Complexos, análise de dados e criação de relatórios;
  • Cadastros em diversas plataformas e banco de dados;
  • Emissão de relatórios construção de dashboard;
  • Manipulação em Sistemas web;
  • Manipulação em Sistemas locais;
  • Leitura e envio de e-mails, arquivamentos e estratificação de dados e documentos.

É claro que esta lista é apenas exemplificativa. A Roboo analisa todo o seu processo de ponta a ponta para identificar qual é a melhor estratégia de automação para as especificidades do seu negócio.

Nesse sentido, são avaliadas as ferramentas digitais, a complexidade de implantação e os benefícios envolvidos.

Assim, seu processo de transformação digital ganha eficiência e agilidade, já que nossa equipe dedicada e multidisciplinar te ajuda a se adequar às rápidas mudanças do mercado.

Os processos automatizados e a inteligência artificial vão proporcionar o aumento da sua produtividade e eficiência, requisitos cada vez mais necessários em um cenário competitivo.

Com os robôs executando as tarefas operacionais e repetitivas seu time poderá focar 100% em atividades estratégicas que geram mais resultado para o seu negócio.

Isso sem falar na redução de erros e de custos. A eliminação dos erros humanos faz com que muitos problemas cotidianos deixem de existir e a agilidade da automação reduz significativamente os custos das operações.

Quer conhecer melhor o RPA da Roboo e verificar quais tarefas da sua rotina podem ser automatizadas? Entre em contato conosco!