No contexto da transformação digital, a automação jurídica com a utilização de RPA tem crescido no ramo da advocacia por conta da possibilidade de personalização que esta tecnologia oferece e da versatilidade de sua aplicação.

Na prática, a automação jurídica proporciona um aperfeiçoamento dos processos, tornando-os mais precisos, além da otimização do tempo dos profissionais envolvidos em cada um deles.

Além disso, a utilização do RPA proporciona também a redução dos custos dos processos,considerando o tempo que deixa de ser gasto pela equipe em atividades repetitivas.

A partir do uso desta tecnologia, a expertise da empresa é explorada de maneira mais estratégica, de modo a maximizar também os lucros.

Se você não sabe como funciona a tecnologia RPA, basta entender que ela é capaz de tornar automática qualquer atividade repetitiva e escalável.

Certamente, ao enumerar as atividades cotidianas do seu escritório, você vai se dar conta de que este é o caso da maioria delas.

Com a implementação da automação jurídica, mesmo que a quantidade de tarefas repetitivas aumente, elas serão desempenhadas no mesmo intervalo de tempo e de forma automática, sem a necessidade de contratação de novos profissionais.

Ao longo deste artigo você vai entender como funciona a utilização de RPA na automação jurídica e quais são os benefícios dessa implementação.

Continue a leitura!

Como funciona o RPA na automação jurídica?

A RPA, ou automação de processos robóticos, é uma tecnologia que favorece e otimiza a criação, a implementação e o gerenciamento de processos repetitivos em geral.

Isso vale para qualquer segmento de negócios e, certamente, você já percebeu o quanto ela pode ser útil nas rotinas de um escritório de advocacia.

Independentemente da área jurídica em que você atua, seus clientes precisam de agilidade no tratamento de seus processos, o que é praticamente impossível de alcançar com todas as tarefas sendo desempenhadas manualmente.

Por outro lado, se você não consegue atender à demanda da agilidade, pode ser que seus clientes procurem os concorrentes.

Portanto, a automação jurídica é uma necessidade para que os escritórios de advocacia tornem-se não só mais produtivos, como também mais competitivos.

Com ela, você consegue atender a um número maior de clientes sem precisar contratar novos profissionais.

Além disso, a automação jurídica também tem sido muito procurada por conta segurança de dados proporcionada por ela.

Com a vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e com a enorme quantidade de dados pessoais com que os escritórios de advocacia lidam, é importantíssimo garantir que seu tratamento seja efetuado com a máxima segurança.

A automação com o uso de RPA, além de garantir o tratamento seguro dos dados, também possibilita a realização de backups em diversos locais de armazenamento, inclusive na nuvem.

Tudo isso pode ser feito de forma personalizada, sendo possível, por exemplo, identificar e extrair dados específicos de cada processo.

Isso acontece de maneira ágil, consistente e segura, com uma redução drástica dos erros que comumente ocorrem na construção de processos manuais.

A automação jurídica também possibilita a elaboração de relatórios rotineiros, o lançamento de prazos e a emissão de avisos sobre cada um deles.

Enfim, são muito amplas as possibilidades de aplicação da RPA na área jurídica, mas para saber se é possível utilizá-la para a execução de determinada tarefa, basta saber se essa tarefa é repetível.

Isso significa que a automação jurídica pode ser aderida de forma totalmente personalizada e adaptável à realidade e à necessidade do seu escritório.

Isso vai aumentar a motivação, o engajamento e a produtividade da sua equipe, contribuindo diretamente para a sua credibilidade no mercado.

Com a execução das etapas monótonas dos processos pelos robôs, você e sua equipe passam a contar com a disponibilidade de tempo para a elaboração de projetos inovadores e a interação mais humanizada com os clientes.

Ou seja, a forma como os processos são conduzidos está passando por uma revolução a partir da implementação de tecnologias RPA.

5 benefícios da automação jurídica com RPA

Como vimos, a automação jurídica com RPA pode ser aplicada a qualquer processo repetitivo baseado em regras.

Isso significa que você pode implementá-la em diferentes níveis no seu escritório, independentemente do porte dele ou do segmento em que você atua.

A seguir, vamos enumerar as principais vantagens de contar com essa tecnologia aplicada ao cotidiano das rotinas dos seus processos.

Melhoria da eficiência econômica

A simplificação dos fluxos de trabalho é a consequência mais imediata da implementação da automação jurídica.

Isso torna as atividades do seu escritório mais responsivas e rentáveis a partir da redução do tempo não faturado da sua equipe.

Em outras palavras, as tarefas repetitivas serão todas automatizadas, de modo que sua equipe poderá dedicar mais tempo a ações inovadoras e à satisfação dos clientes.

Maior produtividade

A automação jurídica libera os seus colaboradores das tarefas monótonas e repetitivas, como a organização de papeladas e a elaboração de planilhas, entre tantas outras demandas recorrentes.

Assim, você poderá contar com a dedicação desses colaboradores em tarefas mais estratégicas e inovadoras,voltadas para a atenção às demandas dos seus clientes.

Ou seja, os advogados do seu escritório poderão se concentrar nos componentes críticos dos processos e atuar de maneira mais precisa em seu desenvolvimento.

Isso significa o atingimento de maior produtividade e agilidade,além de equipes mais engajadas e motivadas.

Facilidade de implementação

De fato você não vai conseguir manter seu negócio atuante e competitivo no mercado desempenhando todas as tarefas manualmente.

No caso da automação jurídica com RPA, a implementação não é invasiva e pode ser feita de maneira extremamente rápida, sem prejudicar o andamento dos processos.

Você pode começar pela automatização dos fluxos de trabalho ligados a sistemas que não possuem APIs ou acesso a bancos de dados.

Maior eficácia dos processos

Com a rigorosa redução de erros, a automação jurídica com RPA proporciona, por exemplo, as pesquisas eficientes em grandes bases de dados, como as publicações em diários oficiais.

Isso acelera o andamento dos processos, com a estruturação rápida de grandes quantidades de dados e o acompanhamento constante dos fluxos de trabalho.

O resultado é a agilidade e a precisão em cada atividade das rotinas do seu escritório, contribuindo para que os clientes tornem-se mais confiantes.

Melhoria da experiência dos clientes

Em termos práticos, a automação jurídica proporciona a realização de mais tarefas com a utilização de menos tempo e com investimentos menores.

Isso impacta diretamente a satisfação dos clientes, pois o escritório consegue ofertar serviços mais eficientes, com maior agilidade e com custos mais competitivos.

Se é este o seu objetivo, você precisa conhecer a Roboo, uma das melhores soluções em RPA disponíveis no mercado. Entre em contato para saber como implementar a automação jurídica personalizada em seu escritório.