Produtividade e gestão do tempo são requisitos básicos para garantir o bom desempenho de todos os processos organizacionais em uma empresa. 

Porém, para muitos gestores é um desafio alcançar as metas de aproveitar bem o tempo de trabalho disponível e obter a máxima produtividade tanto dentro das próprias funções quanto no que diz respeito às atividades delegadas.  

Muitas vezes, essas metas não recebem a devida atenção, tamanha a urgência das demandas a serem solucionadas e também por conta da falta de compreensão sobre seu significado. 

A gestão do tempo corresponde a uma estratégia de análise e administração do tempo disponível para a realização de determinada tarefa.  

Quando o gestor obtém uma boa gestão do tempo, é possível controlar a quantidade de tempo disponível para cada atribuição delegada.  

Daí a ligação deste conceito com o de produtividade, que está relacionada à qualidade e à quantidade de tarefas realizadas em um determinado período de tempo.  

Por isso, produtividade e gestão do tempo devem ser considerados ativos valiosos a serem conquistados tanto por empresas quanto por profissionais. 

A necessidade de pensar sobre o assunto e elaborar estratégias para alcançar essas duas metas tornou-se mais evidente a partir do aumento da prestação de serviços no modelo home office, que ocorreu por conta da pandemia da Covid-19.  

As empresas passaram a permitir que seus colaboradores trabalhem com mais autonomia e independência, o que tem sido visto de maneira positiva. 

Não é o controle ou a supervisão constante que vai aumentar a produtividade e garantir a realização das tarefas no tempo previsto.  

Esses resultados estão mais relacionados com a organização adequada das demandas e com a utilização de técnicas e estratégias que estimulam o bom desempenho individual e coletivo dos colaboradores.  

No entanto, muitos gestores ainda se sentem confusos com a nova realidade, já que não conseguem acompanhar de perto o desenvolvimento das ações. 

Por isso, nos próximos tópicos, vamos falar sobre algumas das formas mais práticas e eficientes de conseguir alcançar as metas de produtividade e gestão do tempo. 

Confira! 

Como promover produtividade e gestão do tempo em seu negócio? 

Vamos ver em seguida quais são as principais recomendações, técnicas e estratégias para conquistar produtividade e gestão do tempo em sua empresa.  

Crie uma rotina de planejamento 

O planejamento é um passo fundamental de uma boa gestão do tempo, seja qual for o seu projeto ou a sua demanda. 

Isso porque, uma avaliação crítica sobre a complexidade das tarefas a serem colocadas em prática e quantidade de tempo disponível vai ajudar a estabelecer metas realistas

Sendo assim, antes de criar cronogramas e delegar tarefas, é fundamental a observação do contexto.  

Busque respostas precisas para as questões a seguir: 

  • O que precisa ser feito? 
  • Quantas pessoas estão disponíveis para realizar esta tarefa? 
  • Quais são os resultados a serem obtidos? 
  • Quais são os horários mais produtivos para a equipe envolvida? 
  • Como o desempenho da equipe poderia ser melhorado nos horários de baixa produtividade? 

Essas respostas vão te ajudar a fazer um planejamento condizente com a demanda e com os recursos disponíveis para colocar a tarefa em prática.  

Trabalhe com priorizações 

Gestores com um perfil controlador tendem a considerar todas as demandas importantes e colocar como missão a resolução de todas elas, sem organizá-las em ordem de prioridade. 

Essa prática cria uma desorganização das tarefas e acaba promovendo uma má administração do tempo. 

É necessário entender quais demandas, além de importantes, também trazem consigo a ideia de urgência e dentre essas demandas urgentes qual é o grau de urgência de cada uma.  

Quanto mais urgente, mais próxima ao topo da lista de prioridades a tarefa deve estar. Ou seja, este tipo de tarefa deve ser o primeiro a ser colocado em prática.  

Você pode organizar sua lista da seguinte forma:  

  • Tarefas importantes e urgentes: executar imediatamente; 
  • Tarefas importantes, mas não urgentes: executar logo após a finalização das tarefas importantes e urgentes. Não aguardar até que elas também se tornem urgentes; 
  • Tarefas urgentes mas não importantes: delegar sempre que for possível; 
  • Tarefas que não são nem importantes nem urgentes: executar após o cumprimento de todas as demais.  

Defina objetivos SMART 

O estabelecimento de metas é fundamental para que os gestores consigam orientar suas equipes. 

As metas funcionam como uma bússola apontando o caminho para chegar ao destino esperado. 

Por isso, você precisa definir suas metas de curto, médio e longo prazo, de acordo com o propósito do seu negócio.  

Além disso, você pode se basear no modelo dos objetivos SMART, que vai tornar suas metas muito mais palpáveis e organizadas. 

Segundo este modelo, a organização das metas deve se basear em cinco critérios específicos cujas iniciais formam a sigla SMART. 

Os critérios são os seguintes: 

  • Specific (Específica): a meta não deve ser abrangente; 
  • Measurable (mensurável): a mensuração vai permitir a avaliação do sucesso no cumprimento das metas; 
  • Attainable (alcançável): a meta pode ser ambiciosa, mas não impossível; 
  • Relevant (relevante): a relevância é a responsável por despertar a motivação para o cumprimento da meta; 
  • Time-based (baseada no tempo): o alcance da meta precisa ter uma data limite para evitar o prolongamento indefinido do projeto.  

Desenvolva uma tarefa de cada vez 

A ânsia por resolver diversos assuntos ao mesmo tempo é um grande erro. Essa prática não tem nada a ver com produtividade e gestão do tempo.  

A essência desses princípios tem mais a ver com a qualidade no desempenho das tarefas do que com a quantidade de tarefas desempenhadas em curto prazo.  

Então, tenha como prática frequente a recusa a iniciar múltiplas atividades ao mesmo tempo, mantendo-se focado em sua lista de prioridades.  

Finalize um processo antes de dar início à execução de outro para que a qualidade das tarefas seja visível no momento de sua entrega.  

Faça intervalos entre uma tarefa e outra 

Isso vale para você e para a sua equipe: seu cérebro é sua ferramenta essencial de trabalho e é preciso respeitar seus limites. 

Por isso, sempre que uma tarefa for finalizada o ideal não é iniciar outra imediatamente. Faça um intervalo, caminhe, tome água ou um café e somente depois dê início à resolução da próxima demanda da lista.  

Isso vai te ajudar no alcance de mais produtividade e gestão do tempo porque os intervalos de descanso proporcionam uma concentração melhor nas tarefas seguintes.  

Utilize uma ferramenta de automatização de processos robóticos 

Com a automação de processos robóticos você pode programar a execução de projetos complexos a partir da utilização de um software de alto desempenho

Ao mapear as tarefas rotineiras do seu negócio, você vai perceber que muitas delas são repetitivas e passíveis de automação com base na definição de instruções, regras e scripts que podem orientar as atividades de um software.  

Sendo assim, você pode implementar um software de RPA e obter resultados precisos na execução de tarefas pelos robôs em um intervalo de tempo menor e com uma considerável redução de erros.  

Se você já fez a sua análise de demandas e detectou que esse tipo de tecnologia é o que seu negócio necessita, você precisa conhecer o Roboo.  

Nosso software foi construído com base na ideia de que as pessoas são totalmente capazes de criar infinitas soluções quando sua energia e seu tempo são dedicados para algo que as desafia.  

E é nesse sentido que o Roboo vai cooperar para a sua estratégia de obtenção de produtividade e gestão do tempo. Clique aqui e saiba mais sobre a plataforma.